A diretoria da ADUFRJ assiste com grave preocupação aos eventos relacionados à ação militar dos EUA invadindo a Venezuela, com bombardeios e captura de seu presidente, em grave violação dos princípios basilares de direito internacional – em especial do respeito à soberania nacional e autodeterminação dos povos. Tal operação – e suas “justificativas” oficiais propagadas pelo governo americano – cria um perigoso precedente que banaliza o uso da força como instrumento de política externa, fragiliza o sistema multilateral de governança internacional e coloca em risco as populações atingidas, além de promover a instabilidade e insegurança para os países da região.
Eventuais críticas ao regime político venezuelano de modo algum justificam a violação da soberania nacional, nem a imposição de mudanças políticas pela força de governo externo.
Manifestamos nosso repúdio à invasão e ao uso da força para imposição dos interesses do governo dos EUA na região, bem como nossa solidariedade aos colegas pesquisadores e ao povo venezuelano. Entendemos que soberania e autodeterminação são princípios fundamentais para uma ordem internacional pacífica e não podem ser relativizados.





