Isabella de Oliveira
(Última atualização em: 12/04/2018)O ativista argentino e ganhador do Prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel fará a aula magna que iniciará oficialmente o primeiro semestre de 2018 na UFRJ. Com o tema “Direitos Humanos e Universidade”, a atividade será na próxima quarta (18), a partir das 10h30, no auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), no Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Cidade Universitária.
A aula magna não será a única atividade com Pérez na UFRJ. Na segunda (16), o Fórum de Direitos Humanos realiza o encontro “Por Direitos Humanos e Democracia”, com a participação do ativista. O evento será na FND (Faculdade Nacional de Direito), às 18 horas, e terá uma homenagem a Marielle Franco e Anderson Gomes, assassinados no Rio de Janeiro em março deste ano.
Nascido em Buenos Aires, Pérez recebeu o Prêmio em 1980, por sua luta contra a ditadura na Argentina, seu compromisso com a democracia e com os direitos humanos. Foi torturado e passou 14 meses em cárcere em 1977. Dedica sua vida a propagar a não violência e a teologia da libertação.