Sala de aula no curso de Letras, um dos que tem bolsas do Pibid - Foto: Fernando Souza

Elisa Monteiro

elisamonteiro@adufrj.org.br

(Última atualização em: 08/06/2018)

A UFRJ receberá apenas 171 das 288 bolsas solicitadas dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Os resultados iniciais do edital saíram em 29 de maio. No último edital do Pibid, em 2013, a UFRJ teve 240 bolsas, que duravam quatro anos. O programa oferece apoio a alunos dos cursos de formação de professores, como Pedagogia, Letras e todas as licenciaturas.
Segundo a coordenadora institucional do Pibid na UFRJ, Danielle Menezes, a Capes não esclareceu como será a distribuição das bolsas. Segundo ela, a tendência, caso a universidade possa decidir, é atender a todos os núcleos do programa. A definição deve sair nas próximas duas semanas.

As bolsas, no valor de R$ 400 mensais, começam em 1º de agosto e duram 18 meses. Danielle Menezes destacou mudanças significativas. Cada professor vai orientar, em vez de cinco, 24 estudantes, o que demanda mais trabalho do docente coordenador. O edital também dá mais poderes para as Secretarias Municipal e Estadual de Educação, que passarão a indicar as escolas – escolha antes feita pelas universidades.

ADICIONAR COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(*)

(*)