Redação Adufrj

comunica@adufrj.org.br

ENTREVISTA

LUIZ DAVIDOVICH, presidente da Academia Brasileira de Ciências

Ciência dá audiência?

Tivemos uma festa mostrando o interesse do público pela ciência. Mas há um contraste com o desinteresse que autoridades desse governo demonstram, um panorama desastroso no nível federal e no nível estadual, com desprestígio da Faperj. Esse é um dia de resistência. As altas autoridades do país cortam violentamente o orçamento para ciência e tecnologia, que caiu mais de 50% em relação a 2013. Se tirarmos o custeio, a verba é um terço da de 2013.

Qual o impacto disso para a pesquisa?

A ciência está por trás dos alimentos que comemos, da água que tomamos, da energia que usamos. É a ciência que garante qualidade de vida dos brasileiros. Ao mesmo tempo que a gente tem um motivo de celebração do que a ciência brasileira já fez pelo país, tem indignação diante do que está sendo feito com a ciência. Perdemos a Copa do futebol, mas temos que vencer a Copa da ciência. É essa Copa que vai garantir a qualidade de vida da população.

O que é possível fazer?

Pressionar os parlamentares de cada estado, cobrar posicionamento. A votação do orçamento é agora. Eleitores e associações têm que pressionar.

ADICIONAR COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(*)

(*)