Página inicial da TV Confies

Julia Noia

julia@adufrj.org.br

A TV Confies, plataforma de divulgação de produções científicas brasileiras, comemorou seu primeiro aniversário. A iniciativa, considerada a “Netflix da ciência brasileira”, foi idealizada pelo professor Fernando Peregrino, presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies) e diretor da Coppetec. “A universidade ainda está muito separada da sociedade. Se conseguirmos adensar a comunicação entre os dois segmentos, a comunidade científica poderá produzir muito mais”, avalia.

A proposta é difundir a importância do trabalho das fundações de apoio à produção científica em universidades federais e institutos de pesquisa. Na plataforma, o usuário tem a opção de escolher o canal desejado, a faixa e o programa de seu interesse. Segundo Peregrino, a TV tem uma dupla função: se apresenta como uma forma de capacitação continuada e também como divulgadora dos projetos das universidades vinculadas ao Confies. Atualmente, das 94 fundações de ensino filiadas em todo o país, 17 fazem parte da TV Confies. Dessas, 12 já transmitem programação própria.

Peregrino conseguiu tirar a ideia do papel ao descobrir que o Lab3D da Coppe, especializado em realidade virtual, dominava tecnologia para a produção de uma televisão via streaming – transmissão contínua em tempo real. “Estamos trazendo um produto do laboratório para transformar em um bem social, e isso só é possível através de ensino e pesquisa”, enfatiza. Para a manutenção da TV Confies, as fundações parceiras contribuem com uma anuidade para custear as atividades do projeto.

O professor Edson Watanabe, diretor da Coppe/UFRJ, reitera a relevância do projeto de Peregrino. Segundo ele, a plataforma se apresenta tanto como facilitadora de acesso a conteúdos científicos quanto na própria divulgação da ciência. “No Brasil, fazemos muitas atividades científicas que não chegam ao conhecimento do público. E por isso a sociedade acaba não sabendo o que é feito de pesquisa no país”.

A iniciativa também recebe o devido reconhecimento de Ildeu Moreira, professor do Instituto de Física da UFRJ e presidente da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC). O professor constata que a TV Confies é uma “iniciativa importante para divulgar os debates para melhorar a ciência e a tecnologia brasileiras”. Para o futuro, espera que o projeto se expanda e se desenvolva mais nas universidades. O presidente da SBPC ainda confirma que a instituição irá colaborar com o Confies, disponibilizando conteúdos, matérias e palestras próprias.

Para conhecer as programações da TV Confies basta acessar: http://tvconfies.confies.org.br/pages.

ADICIONAR COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(*)

(*)