Foto: Gabriel Nacif Paes

Gabriel Nacif Paes

gabriel@adufrj.org.br

Durante três dias, pesquisadores, estudantes e empresários de diferentes países circularam pelo Centro de Tecnologia para o primeiro E-Fest South America, festival de engenharia da Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos (ASME). De sexta (27) até hoje (29), foram realizados minicursos, palestras, visitas a laboratórios e feiras de estágio. A iniciativa foi promovida pela Escola Politécnica e pela Coppe.

Faenna Araújo, aluna de Engenharia Mecânica e organizadora do festival, destacou a importância do evento. “Mostra o poder da engenharia do país e da UFRJ”, afirma. “Temos um polo tecnológico enorme e uma grande capacidade de evoluir. É importante levar o nome da universidade para todo o mundo”. A ideia foi proporcionar um ambiente de inovação e desenvolvimento da engenharia, incentivando a troca de experiências e contatos entre os participantes.

Para Fernando Castro Pinto, professor da Engenharia Mecânica e coordenador do evento, a E-Fest South America incentiva as pessoas conhecerem melhor o que é produzido na universidade. “O evento é muito importante para quem está interessado em engenharia e não conhece o tamanho, qualidade e a importância do que fazemos, em termos de tecnologia, na UFRJ”. Foram feitas visitas ao tanque oceânico da Coppe e ao Cenpes, centro de pesquisa da Petrobras que é referência na área de óleo e gás.

Também houve exposição de veículos construídos por estudantes de diversos países da América do Sul. Lucas Lessa, aluno de Engenharia Eletrônica, faz parte da equipe Minerva e-Racing, que desenvolveu um carro de corrida elétrico. “Um evento desse porte, com pessoas influentes de grandes empresas, nos mostra como está o mundo empresarial e como podemos nos reportar a eles para conseguir patrocínios.” A equipe participa da fórmula SAE, competição organizada por empresas do setor automotivo e que reúne times universitários de todo o Brasil.

ADICIONAR COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(*)

(*)