Fernanda da Escóssia

fernanda@adufrj.org.br

Está previsto para a segunda quinzena de março o início da cobrança dos estacionamentos do Centro de Tecnologia da UFRJ. Os espaços foram licitados em dezembro passado e vêm passando por pintura, troca de iluminação e melhorias no calçamento. Câmeras e cancelas eletrônicas já foram instaladas.

Segundo o decano do CT, professor Walter Suemitsu, a empresa Viamil Eireli ME, que venceu a licitação, está com o cronograma atrasado em pelo menos dois meses. “Acreditamos que a cobrança deva começar no dia 18 (uma semana após o reinício das aulas)”, disse.

Haverá duas formas de cobrança: uma para mensalistas – que requer cadastramento prévio –, e outra para quem utilizar o estacionamento rotativo – aberta ao público. No primeiro ano, o valor mensal será de R$ 80. Na modalidade rotativa, o valor será de R$ 4 por acesso. Carros oficiais não pagam.

Cinco áreas no entorno do CT serão administradas pela empresa. Um único espaço será gratuito e exclusivo para carros com pelo menos dois ocupantes: o estacionamento perto da entrada do Bloco A. “É uma forma de incentivar a carona, sobretudo entre estudantes”, afirmou o decano.

Suemitsu espera que a medida aumente a segurança. “Segurança é consequência de espaços organizados e iluminados. A expectativa é que todos possam deixar os veículos e circular com tranquilidade”. O sistema para cadastro de mensalistas está em fase de conclusão, e a Decania  divulgará os procedimentos necessários. Quem tiver dúvidas deve escrever para estacionamento@ct.ufrj.br.