facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WEBconceiçãoA escritora Conceição Evaristo foi homenageada no Salão Nobre - Foto: Elisa Monteiro“A nossa grande alegria é essa: a universidade tomada por estudantes e professores negros”. As palavras são da escritora e ativista do movimento negro Conceição Evaristo. No mês da Consciência Negra, ela foi a convidada especial de um debate organizado pela decania do Centro de Tecnologia (CT), na quarta-feira (13).
No mesmo dia, o IBGE divulgou estudo em que os negros são maioria, pela primeira vez, nas universidades públicas: “Ficamos felizes, mas sabemos que as ações afirmativas são apenas um ponto de tudo o que o Estado nos deve”.
Ex-aluna da Faculdade de Letras da UFRJ, Conceição reivindicou que a participação negra na universidade não fique restrita ao acesso dos estudantes. “Quando falamos de enegrecer o espaço, não podemos esquecer o currículo”, destacou a escritora. “Quais são os autores e autoras que estão sendo estudados e sob qual perspectiva?”, questionou.
A presença da contista e poetisa emocionou o público, predominantemente composto por estudantes e servidores negros, no Salão Nobre do CT.
A pró-reitora de Pessoal, Luzia Araújo, única negra entre os pró-reitores, prestigiou o debate. “Ser pró-reitora desta universidade não é qualquer coisa. A representatividade é parte importante da nossa luta”. E completou: “Podemos ocupar esse espaço. Podemos ocupar qualquer espaço”.
A presidente da AdUFRJ, professora Eleonora Ziller, saudou a atividade. “Não é preciso ir muito longe. Cinco anos atrás, seria impensável uma configuração como essa em uma mesa no Centro de Tecnologia”, destacou. “Obrigada, Conceição, por tudo que você representa e pelas portas que abriu, principalmente para a nossa juventude”.

webfrase6

Topo