facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2022 11 25 at 22.00.04 3No fim de um ano tão turbulento, uma boa notícia para os docentes da UFRJ. Em breve, a AdUFRJ vai oferecer aos sindicalizados um serviço de assessoria para os processos de progressão ou promoção na carreira docente. A ideia é ajudar os colegas na coleta de documentos necessários, na formatação do relatório de atividades e na tramitação no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da universidade.

“O SEI ainda é muito complicado. Principalmente para os professores que têm menos facilidade com computadores. Além disso, temos recebido muitas queixas sobre documentos que precisam ser anexados aos processos”, afirmou o presidente da AdUFRJ, professor João Torres. “Alguns institutos pedem portaria de nomeação ou diploma, em cada avaliação. Outros pedem declaração que já está no Sistema de Gerenciamento Acadêmico (SIGA). Nós reclamamos muito da burocracia dos órgãos de controle e das agências de financiamento. E, no nosso dia a dia na universidade, exigimos coisas que são absurdas”.

A falta de uma padronização na UFRJ contribui para o problema. “Durante três anos, fui presidente da comissão de avaliação permanente do Instituto de Física. A quantidade de documentos que exigimos comparada com outras unidades é muito menor. A Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) poderia sugerir a diminuição dessa quantidade de documentos”, completou João.

A proposta foi apresentada à CPPD em reunião realizada no dia 9 (leia mais nas páginas 6 e 7). Ex-presidente e ainda integrante da comissão, o professor Fábio Araujo concorda com a simplificação dos procedimentos. O docente argumenta que o excesso de documentação não parte da CPPD. “O que acontece é que cada unidade cria sua regra interna. O docente informou que a comissão, recentemente, enviou um ofício “para as unidades serem práticas”.

O SEI também está em debate na própria comissão. Presidente da CPPD, o professor Celso Ramalho trata do assunto com os administradores do sistema. “Ele tem que nos beneficiar; não nos dificultar. Uma coisa que pensamos é que o SEI poderia emitir um alerta para o docente avisando que o tempo de interstício vai vencer”, exemplificou.

UM DIA POR SEMANA
O agendamento do serviço deverá funcionar nos mesmos moldes do plantão jurídico: via whatsapp, pelo contato da AdUFRJ. A princípio, será reservado um dia por semana para o atendimento, que poderá ser presencial ou virtual.

Topo