facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

bandeira adufrjChegada a primavera, a semana se encerra com duas ótimas notícias. No plano interno, a UFRJ anunciou a adesão a um contrato celebrado entre o MEC e a empresa Qualicorp que proporcionará a professores e técnicos da universidade mais opções de planos de saúde, com valores em geral mais baixos que os praticados no mercado. Depois de uma negativa inicial da reitoria, a AdUFRJ teve papel decisivo nas negociações de adesão ao contrato, que já tem mais de 44 mil beneficiários no país.
Para o presidente da AdUFRJ, professor João Torres, o papel do sindicato foi fundamental para essa conquista, e o plano de saúde é um tema importante para a categoria. “Quando herdamos essa discussão da gestão anterior do sindicato, nós tínhamos a informação que a reitoria não tinha se interessado por este projeto. Somos ardentes defensores do SUS, mas sem hipocrisia. É uma das questões mais prementes do conjunto dos professores. Muita gente se preocupa não só com o preço do plano de saúde na ativa, mas também na aposentadoria”, observa João Torres.
A AdUFRJ já oferece alguns convênios, mas a diretoria se esforçou em buscar opções mais baratas para os professores: “Pesquisamos bastante. As corretoras praticam valores muito próximos. Até que ficamos sabendo desse acordo feito através do MEC. Mas somente as universidades podem fazer. Convencemos a reitoria a dar andamento neste processo. O benefício é oferecido a todos os servidores, não só aos associados. O que achamos bom”, conta a professora Karine Verdoorn, 2ª secretária da AdUFRJ. Confira os detalhes em nossa matéria da página 6.
A outra ótima notícia vem do plano nacional. Faltam nove dias. E falta muito pouco para que a eleição presidencial seja definida já no primeiro turno. Duas pesquisas divulgadas esta semana — a do Ipec e a do Datafolha — mostram que é cada vez mais viável a chance de vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2 de outubro. Nos dois levantamentos, o candidato do PT está bem próximo de conseguir os 50% mais um dos votos necessários para colocar um ponto final no desgoverno Jair Bolsonaro. Nas páginas 4 e 5, os professores Mayra Goulart, Paulo Baía e Pedro Lima avaliam as últimas pesquisas e as chances de vitória de Lula no primeiro turno.
As eleições presidenciais também são o tema de nossa matéria da página 3. Nesse caso, contudo, não é uma boa notícia. De acordo com um estudo feito pelo Laboratório de Estudos de Internet e Mídias Sociais da UFRJ (NetLab), o YouTube privilegia conteúdos pró-Bolsonaro nas recomendações aos seus usuários, com destaque para as inserções do grupo Jovem Pan, alinhado ao presidente. “Muitos usuários declararam que a Jovem Pan aparecia frequentemente como recomendação, mesmo não consumindo o conteúdo de lá e até dando dislike nos vídeos”, observou a professora Marie Santini, diretora do NetLab.
Voltando às boas notícias, dois temas importantes para a UFRJ complementam esta edição. Nossa matéria da página 7 aborda a retomada de aulas na Escola de Belas Artes e na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo — esta acaba de ganhar o apoio da recém-criada associação de ex-alunos AMEAFAU. Na página 8, mostramos dois projetos de despoluição e revitalização para o campus do Fundão: Parque da Orla e Orla sem Lixo. Ambos pretendem livrar as praias da ilha do lixo trazido pelas marés da Baía de Guanabara. Pode ser um sonho? Pode, mas é preciso acreditar.
Chegada a primavera, o tempo é de esperança.
Boa leitura!

Topo