facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2022 07 18 at 00.18.58ADUFRJ esteve representada no encontro pelos professores Luís Acosta, Mayra Goulart (ao centro) e Eleonora ZillerCom o tema “Retorno presencial com condições de trabalho e políticas de permanência para fortalecer a luta por Educação Pública e liberdades democráticas”, começou nesta sexta-feira (15) o 65º Conselho do Andes (Conad), na Universidade Estadual do Sudoeste de Bahia, em Vitória da Conquista (BA). A delegação da AdUFRJ é composta pelos professores Mayra Goulart, vice-presidente do sindicato, como delegada; Luís Acosta, da Escola de Serviço Social; e Eleonora Ziller, da Faculdade de Letras, ambos ex-presidentes da AdUFRJ, como observadores. Participam do encontro 58 seções sindicais, 55 delegados, sete convidados e 26 dirigentes do Andes.
Na plenária de abertura, a presidente do Andes, Rivânia Moura, professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, salientou a conjuntura adversa e desafiadora. “Temos sofrido muitos ataques, e o Andes tem assumido um papel central na organização das lutas. Entendemos que precisamos derrotar este governo não só nas urnas, mas nas ruas, porque o bolsonarismo está instalado em toda a nossa sociedade”, disse Rivânia, sob aplausos e gritos de “fora, Bolsonaro!”.
Apesar do chamado de união contra Bolsonaro feito pela presidente, o Conad promete ser um ambiente de disputa política, uma continuação do último encontro anual do Andes. Temas como o apoio à candidatura do ex-presidente Lula e a proposta de trazer o sindicato nacional para a luta em defesa da área de Ciência e Tecnologia — posição defendida por um grupo considerável de associações docentes, entre elas a AdUFRJ — devem dominar os debates. O tema da defesa da área de C&T deve recolocar em discussão a importância para o movimento docentes do Observatório do Conhecimento, consórcio de associações docentes, coordenado pela AdUFRJ, que monitora as políticas públicas de investimento em Ciência e Tecnologia.
A professora Mayra Goulart, vice-presidente da AdUFRJ, espera que esse debate avance no Conad. “É fundamental que o Andes entenda a importância da defesa da Ciência e Tecnologia para a carreira docente e para a sociedade. Precisamos ter uma agenda clara e propositiva sobre o tema”, defendeu Mayra, que é coordenadora do Observatório do Conhecimento. Ela ressaltou que o Conad deve ser também um momento para que os docentes se unam em defesa da democracia. “É hora de união, de enfrentar o fascismo bolsonarista. Esta é uma luta de todos, é o nosso denominador comum”, defendeu.
A abertura também contou com uma apresentação da Marujada Mirim do Beco de Dôla, grupo formado por jovens e crianças atendidos por um projeto social de Vitória da Conquista, que dá aulas de música, ensina a construir instrumentos a partir de material reciclado e valoriza a herança cultural do povo negro.
A cobertura completa do evento você acompanha nas redes sociais da AdUFRJ e na próxima edição do nosso jornal.

Topo