facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2021 09 18 at 10.04.27A comunidade científica lamenta o falecimento do professor emérito Antonio Paes de Carvalho (foto), na manhã desta sexta-feira, dia 17, aos 86 anos. O presidente da Faperj, Jerson Lima Silva, se uniu às manifestações de pesar. “É uma grande perda para a Ciência e Medicina brasileiras. O professor Paes de Carvalho formou várias gerações de pesquisadores e influenciou a minha carreira e a de centenas de pesquisadores e empreendedores”, disse, ao site da fundação. Paes de Carvalho era membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde 1965. Organizou e criou a Fundação Bio-Rio (Polo de Biotecnologia do Rio de Janeiro), onde foi secretário-geral e presidente (1988-2000). Também fundou e presidiu a Associação Brasileira de Empresas de Biotecnologia.

Presidente da Capes dissolve Conselho Técnico-Científico

A presidente da Capes, Claudia de Toledo, destituiu nesta semana todos os 20 integrantes do conselho responsável por avaliar os cerca de 5 mil programas de pós-graduação do país. A justificativa foi corrigir o número estatutário de integrantes do CTC (Conselho Técnico-Científico) da entidade, que seria de 18 vagas. Entidades científicas manifestaram preocupação com a medida, que pode atrasar a avaliação de cursos de pós. Também temem interferências nas decisões técnicas emitidas pelo grupo desde 2018, quando o CTC passou a contar com 20 representantes.
A Associação Nacional de Pós-graduandos teme que a dissolução afete a continuidade do trabalho independente e técnico desenvolvido na Capes há 70 anos.
A SBPC reuniu-se com a presidente da Capes, que assegurou uma imediata eleição do novo CTC. A dirigente informou ainda que os atos praticados pelos conselheiros nos últimos anos seriam submetidos à convalidação pelo conselho já recomposto.

Adiada a votação da reforma administrativa

Continua firme a pressão dos servidores municipais, estaduais e federais contra a reforma administrativa que destrói os serviços públicos. Prevista para o dia 16, a votação do relatório na comissão especial da Câmara dos Deputados que avalia a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 32 foi adiada para a próxima semana. O relator da matéria, deputado Arthur Maia (DEM-BA), retirou as mudanças que havia promovido em sua segunda versão do relatório. O parlamentar deve apresentar uma terceira proposta para tentar vencer a resistência dos próprios deputados da base de apoio ao governo Bolsonaro. Enquanto isso, deputados da oposição já apresentaram votos em separado para a aprovação de textos alternativos que preservam os direitos do funcionalismo público e da população.

Topo