facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2021 07 24 at 10.25.35Na próxima quinta-feira, 29, a partir de 18h30, o CineAdufrj debate o tema “Negacionismo da Vacina”. Foram convidados a epidemiologista e professora da UFRJ, Lígia Bahia, a historiadora Eliza Vianna, do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e o crítico de cinema Francisco Carbone.
O cine, que chega à 21ª sessão durante a pandemia, é um encontro virtual organizado pelo sindicato e pelo Grupo de Educação Multimídia (GEM), da Faculdade de Letras. Os participantes discutem temas da atualidade a partir da sétima arte.
E, no encontro da semana que vem, serão discutidos os filmes “Sonhos Tropicais”, de André Sturm (2001), “Contágio”, de Steven Soderbergh (2011), e “Vaxxed”, de Andrew Wakefield (2016). Os longas-metragens abordam o negacionismo em crises sanitárias de grandes proporções, a partir de diferentes percepções.

OS FILMES

Sonhos Tropicais
É um filme brasileiro de 2002, dirigido por André Sturm. Uma imigrante judia vinda da Polônia precisa virar prostituta ao não conseguir um casamento. Enquanto isso, o médico sanitarista Oswaldo Cruz se envolve no que viria a ser conhecido como a Revolta da Vacina.

Contágio
É um filme estadunidense de 2011 dirigido por Steven Soderbergh e protagonizado por Matt Damon. Seu enredo trata da propagação de um vírus e das tentativas de pesquisadores, médicos e funcionários de saúde pública para identificar e conter a doença, da consequente perda de ordem social com o avanço da pandemia e a introdução de uma vacina para impedir sua propagação.

Vaxxed: From Cover-Up to Catastroph
É um filme americano de 2016, conhecido como propaganda da pseudociência, que alega um encobrimento pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças de uma suposta ligação entre a vacina MMR e o autismo.

Topo