facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2021 04 10 at 12.38.143O pró-reitor de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças, professor Eduardo Raupp, informou ao Conselho Universitário, no dia 8, que a situação da universidade é cada vez mais delicada do ponto de vista orçamentário. “Aquele nosso orçamento que foi de R$ 370 milhões no ano passado, agora baixou para R$ 303 milhões, o que nos coloca numa situação dramática de funcionamento”, afirmou. “Felizmente, no final do ano passado, nós conseguimos um pequeno superávit que nos permitiu empenhar dívidas em restos a pagar e assim não paralisar o funcionamento”, revelou.
A universidade tem recebido, desde janeiro, o equivalente a 1/18 de seu orçamento já rebaixado. “Não temos uma previsão de fluxo financeiro daqui para frente. Dependemos da aprovação da Lei Orçamentária Anual”, comentou o dirigente.

CCS terá novo núcleo de estudos de doenças infecciosas

WhatsApp Image 2021 04 10 at 12.38.144O Conselho do Centro de Ciências da Saúde aprovou a criação do Núcleo de Enfrentamento e Estudos de Doenças Infecciosas Emergentes e Reemergentes Carlos Chagas. O informe foi dado pelo decano do CCS, professor Luiz Eurico Nasciutti, na reunião do Consuni do dia 8. A criação do núcleo é coordenada pelos professores Amilcar Tanuri, do Instituto de Biologia, e Terezinha Castiñeras, da Faculdade de Medicina. “A criação desse núcleo é um desdobramento do que está acontecendo no Centro de Triagem e Diagnóstico que existe no Bloco N do CCS”, disse Nasciutti.
O núcleo será implantado no Polo Biotecnológico, situado no Parque Tecnológico. Ele pediu apoio da reitoria para constituição de uma comissão de implantação do novo núcleo. A reitora Denise Pires de Carvalho parabenizou o CCS e disse que aguarda o processo chegar para análise do Conselho Universitário. “Espero a sua aprovação o mais breve possível”.

Morre Alfredo Bosi, um dos mais notáveis críticos literários do país

WhatsApp Image 2021 04 10 at 12.38.145Decana do Centro de Letras e Artes, a professora Cristina Tranjan leu nota de pesar pelo falecimento do professor emérito da USP, Alfredo Bosi. Ele não resistiu a complicações da covid-19 e morreu no dia 7, aos 84 anos. Bosi era o sétimo titular da cadeira 12 da Academia Brasileira de Letras. Importante crítico literário brasileiro, Bosi publicou importantes livros. Dentre suas principais obras, destacam-se “História concisa da literatura brasileira”, “Dialética da colonização”, “Machado de Assis: o enigma do olhar”, “Brás Cubas em três dimensões” e “Arte e Conhecimento de Leonardo da Vinci”, seu último livro, de 2017.
“A morte de Bosi deixa mais pobre a comunidade acadêmica na área das Letras e da cultura em geral”, disse a professora Cristina. O texto não foi votado como moção de pesar pelo encerramento precoce da reunião do Conselho Universitário. A reitoria suspendeu a sessão com a notícia do falecimento da servidora Juliana Lope

Topo