facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2021 04 02 at 08.45.54A diretoria da AdUFRJ expressa seu pesar pelo falecimento do professor Luciano Menezes (foto), da Escola Politécnica. Luciano foi vice-presidente do sindicato na gestão 2003-2005. “Muito obrigado pelo muito que fez pela UFRJ, pela AdUFRJ, pela educação e pela ciência do país”, escreveu o presidente da SBPC, professor Ildeu Moreira, nas redes sociais. “Era um militante 24 horas da AdUFRJ. Não tinha vaidades. Era do Comando de greve, colava cartazes, fazia e carregava faixas. Era o primeiro a falar nas Assembleias. Sempre alegre, amigo e muito guerreiro nas suas defesas”, observou o professor Helio de Mattos Alves, da Faculdade de Farmácia.

MORRE EX-DIRETOR DO IMPG
 A reitoria da UFRJ divulgou nota sobre o falecimento do professor Fernando Steele da Cruz, ex-diretor do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes (IMPG/UFRJ). Ele lutava contra o câncer. Fernando tinha larga experiência na área de Farmacologia, com destaque em Etnofarmacologia. Entre os diversos prêmios recebidos estão a Medalha Oswaldo Cruz e o Prêmio Getúlio Vargas. “Lamentamos profundamente esta perda à ciência brasileira e transmitimos força aos familiares e amigos neste momento de intensa consternação”, diz um trecho da nota.

PERDA NA ARQUEOLOGIA
 Faleceu, no dia 31, o egiptólogo Antonio Brancaglion Junior. Era professor do Museu Nacional desde 2002. Sua morte é uma grande perda para a arqueologia brasileira. Durante a carreira no Museu Nacional, atuou na preservação, na pesquisa e no resgate da história de múmias e diversos outros itens que fazem parte da coleção.

Topo