facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2021 01 08 at 11.07.20A cada novo ciclo, a necessidade de reforçar os aprendizados. Após o breve recesso para as festas de final de ano, a UFRJ retomou suas atividades de ensino remoto no dia 4 de janeiro. Porém, as circunstâncias pandêmicas forçaram que os primeiros passos de 2021 ainda sejam relativos ao período letivo de 2020.1. Se adaptar ao novo calendário é apenas mais um dos desafios da comunidade acadêmica nesse momento. Por isso, a AdUFRJ lançou a iniciativa S.O.S. Ensino Remoto, que oferece suporte ao trabalho dos professores.
“No final do ano passado, a gente chamou a consultora Cristina Ávila Mendes para falar em linhas gerais dos desafios do ensino remoto durante a pandemia. Foram muitas dicas e instruções sobre como organizar um curso, como interagir com os estudantes, e como avaliá-los”, explica Felipe Rosa, vice-presidente da AdUFRJ. O lançamento do projeto aconteceu no dia 2 de dezembro, pela plataforma Zoom. Na ocasião, a apresentação foi gravada. “Nós dividimos essa apresentação em três partes e agora disponibilizamos no nosso canal do youtube, a TV AdUFRJ”, completa Felipe.
Além das orientações já apresentadas, que vão do planejamento das aulas ao engajamento da turma, o projeto oferece uma sala no Google Classroom para tirar dúvidas. Nessa plataforma, a consultora educacional já disponibilizou diversos tutoriais, links e sugestões. “Lá tem bastante material preparado pela Cristina, que pode auxiliar muito os docentes na preparação e na condução dos cursos a distância. Todos os professores estão convidados a se inscrever”, incentiva Felipe. O espaço tem como proposta buscar soluções para as questões rotineiras das disciplinas remotas.
Cristina Ávila Mendes, que já foi coordenadora de Ensino a Distância do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do Senai, realizou no último dia 5 um seminário sobre boas práticas no ensino remoto, para o Instituto de Bioquímica Médica (IBqM/UFRJ). Com a chegada de novos participantes na turma do Classroom, ela acredita que haverá uma demanda pela realização de pequenos vídeos ou até mesmo videoconferências para esclarecimento de eventuais dúvidas dos professores. Para entrar na sala, acesse: https://classroom.google.com/u/0/c/MTY0MTIzODE4NDk5

WhatsApp Image 2021 01 08 at 11.07.19 1

Topo