facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

A última assembleia de professores da UFRJ, no dia 22, definiu a delegação  para o próximo Conad. O conselho do Andes começa na próxima segunda-feira, 28, e será virtual. O vice-presidente AdUFRJ, Felipe Rosa será o delegado titular. Os dois suplentes são Fernanda Vieira (NEPP-DH) e Luis Acosta (Serviço Social)
Outra decisão da assembleia foi a indicação de que o Andes realize ainda em 2020 eleições virtuais para a diretoria que conduzirá a entidade pelos próximos dois anos. A tarefa do próximo Conad é atualizar o plano de lutas do Andes e aprovar as datas das eleições do sindicato. Duas chapas, uma de continuidade e outra de oposição, disputam o pleito.
Os ataques do governo às universidades foram destacados pela diretoria da AdUFRJ como forma de  inviabilizar a governabilidade das instituições. Já são 14 reitores interventores. Além disso, há o corte linear de 16% nos orçamentos das universidades e um corte de mesma proporção no fomento à pesquisa.
A assembleia também discutiu as formas de deliberação das reuniões. O tema ocupou boa parte do encontro. As polêmicas se concentraram mais uma vez sobre a metodologia adotada nos últimos anos com a votação principal feita em urna e, no caso da assembleia virtual, com o link de votação enviado a todos os sindicalizados e docentes que se cadastrarem. A diretoria irá avaliar o quadro, levando em conta tanto as críticas que foram apresentadas quanto as defesas feitas do método atual para seguir aprimorando e ampliando as formas de participação dos professores.

Topo