facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WEBlixoFoto: João LaetNa última terça-feira, dia 10, aconteceu um mutirão de limpeza na Ilha do Fundão. O evento foi organizado pela Polen, empresa que funciona na incubadora de empresas da Coppe, em parceria com a UFRJ, Ambev e L’Óreal. Cerca de 60 voluntários, entre técnicos e alunos da universidade e funcionários das empresas, dividiram-se em duas frentes de trabalho: uma na Escola de Educação Física e outra na orla do Parque Tecnológico.
O mutirão tinha dois objetivos. O primeiro era limpar – no que fosse possível – parte das áreas onde aconteceu o trabalho. O segundo era propor aos participantes uma reflexão sobre a produção de lixo e seu principal efeito direto, a poluição. Ao mesmo tempo, explicar as vantagens da reciclagem.
A ação no Fundão é parte do projeto ReciclaOrla, organizado pela empresa em parceria com a concessionária Orla Rio, que administra quiosques nas praias cariocas. O projeto já realizou mutirões de limpeza na orla da Zona Sul, e tem postos de coleta fixos nas praias de Ipanema e do Leblon.
A estudante de mestrado da UFRJ, Mariana Menezes, formada em biologia marinha, participou do mutirão como voluntária. Para ela, a poluição, especialmente dos mares, é um problema real e deve ser enfrentado pela sociedade. “A ação da maré traz todo tipo de lixo para cá, especialmente os de grande volume”, explicou. “A população mundial cresce, e a poluição cresce junto. Essa iniciativa é importante para mostrar, pelo menos para quem está aqui, que é importante reciclar”.
Garrafas, copos e sacos plásticos, pneus, tapetes e até uma televisão foram coletados. Depois foi feita uma pré-triagem, com a separação por tipo de matéria-prima. A Prefeitura Universitária cedeu um caminhão para transportar todo o resíduo até uma central de triagem. Lá será dada a destinação para cada material, que pode ser o descarte ou a reciclagem. Para Fernanda Barreiros, aluna de Arquitetura, participar do mutirão foi uma oportunidade de ver de perto o impacto do lixo no meio ambiente. “São praias muito bonitas, mas nós nem conseguimos ver isso por baixo de todo o lixo”, falou a jovem. Ela revelou que já tinha preocupação com os resíduos que produz em casa. “Acho que todo mundo devia participar de uma limpeza como essa, para – quem sabe – repensar em quanto lixo a gente produz”, concluiu.
A Polen é uma startup que atua na área de manejo e comercialização de resíduos. “A gente agora vem trabalhando para impactar áreas degradadas, e o Fundão é uma dessas áreas, que sofre muito com o descarte irregular de resíduos, tanto o que chega com a maré, quanto de frequentadores da região”, explicou Lucas Sarmento, diretor de operações da empresa. “Esses mutirões são importantes, porque quando as pessoas colocam a mão na massa, elas acabam repensando a sua relação com esse material”, contou.
O lixo ao redor da Ilha do Fundão é um problema grave, e uma das consequências da poluição da Baía de Guanabara. Entre as regiões mais afetadas do campus, estão a Escola de Educação Física e o Parque Tecnológico, não por acaso os locais escolhidos para a realização da ação.

CONFIRA A TV ADUFRJ SOBRE O MUTIRÃO DE LIMPEZA EM: https://www.youtube.com/watch?v=Az9ttdkhh28

Topo