facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WEBcircuito2Experimentos educam e divertem - Foto: DivulgaçãoA Casa da Ciência vai abrir as portas para uma atividade do projeto de extensão “Tem Menina no Circuito”. Oficinas, bate-papo com professoras da Física e experimentos vão tomar conta do local, entre 13h e 18h, no sábado (7). O objetivo é incentivar as alunas das escolas a ingressarem em carreiras de ciências exatas.
Duas linhas de trabalho são seguidas pelo projeto. Uma delas é feita nas próprias escolas; a outra é a divulgação científica para o público em geral, realizada em diferentes lugares. Atividades como as programadas para a Casa da Ciência já ocorreram no Museu do Amanhã, no Museu de Astronomia e Ciências Afins e até no meio da rua: na Cinelândia, no Largo do Machado e na Quinta da Boa Vista.
“No início do ano, vamos às escolas, visitamos todas as turmas de primeiro ano e fazemos uma atividade com a turma toda”, conta a professora Thereza Paiva, que integra o projeto ao lado das docentes Elis Sinnecker e Tatiana Rappoport. “Nesse encontro, conhecemos as meninas e apresentamos o projeto, explicando que temos essa atividade semanal e quem quiser vir é bem-vindo”.
O primeiro “fruto” foi colhido em 2016. Gabriella Galdino, ex-aluna do Colégio Alfredo Neves, de Nova Iguaçu, onde o projeto começou, foi a primeira menina participante do Tem Menina no Circuito a ingressar na universidade. A estudante iniciou seus estudos no Instituto de Física em 2016.
“Eu nunca faria Física, mas com as atividades que realizávamos no projeto, comecei a me familiarizar mais com o curso”, conta. “Sempre quis a UFRJ e hoje eu sei que isso foi por conta do vínculo que criei visitando a instituição com o grupo”.
“A expectativa nessas escolas é de que o ensino médio seja terminal. Os alunos já saem de lá em busca de um emprego”, observa a professora Thereza. “Quando conseguimos trazer uma menina dessas escolas para a UFRJ ou para qualquer outra universidade, já é um conquista enorme. Esse contato é muito importante”, completa.

SERVIÇO
A entrada na Casa da Ciência é gratuita e as vagas são limitadas, senhas serão distribuídas no local 20 minutos antes do início do evento.

Leia também Herdeiras de Marie Curie: elas querem mais respeito

Topo