facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

Entrar na reunião Zoom: https://us02web.zoom.us/j/86210854405

Felipe Rosa
Vice-presidente da AdUFRJ


Na segunda-feira, 16 de novembro, a UFRJ finalizou o seu Período Letivo Excepcional, o PLE. Como muitos já haviam antecipado, não foi nada fácil: além de lidar com fardo emocional imposto pelo isolamento social, tivemos de montar cursos em plataformas online a partir do zero, resistir às infindáveis horas na frente de variadas telas, viabilizar o atendimento aos alunos com menos acesso, entre outras tarefas. A implementação de um ensino remoto emergencial numa universidade do tamanho da UFRJ é uma empreitada causticamente árdua, e nós professores estamos sentindo isso na pele. Por outro lado, apesar de todo o cansaço e malabarismo, colecionamos muitas histórias de aproximação entre docentes e discentes (e, na minha experiência, uma cumplicidade inédita entre os próprios discentes), além de inúmeras ideias de como fazer ensino de qualidade mesmo em condições anômalas e adversas.

WhatsApp Image 2020 12 01 at 19.13.01Infelizmente, não apenas a pandemia de covid-19 não está sob controle no Brasil como nas últimas semanas entrou uma perigosa tendência de alta de casos e óbitos em diversos estados, Rio de Janeiro inclusive. Recebemos com muita esperança a notícia de que algumas vacinas se saíram muito bem na fase 3 de testes, mas dificilmente isso surtirá efeito prático em massa antes do início do próximo ano letivo, ao final de junho de 2021. Ou seja, nossa já longa quarentena terá de ser esticada e reiniciaremos 2020.1 – e muito provavelmente 2020.2 – ainda de forma remota. Sabendo disso, é importante que nos preparemos bem, para que:

1. essa jornada seja menos sofrida e mais gratificante para noss@s docentes.

2. a UFRJ assuma uma posição de protagonismo nesse assunto.

Este segundo aspecto é frequentemente esquecido – e, no debate sindical, francamente ignorado – mas é de fundamental importância, pois quanto melhor for o nosso desempenho em manter as atividades didáticas de qualidade, maior será a nossa legitimidade moral de retornar ao ensino presencial quando as autoridades sanitárias assim indicarem.
WhatsApp Image 2020 11 27 at 10.34.23 1Cristina MendesBom, é nesse espírito de solidariedade e responsabilidade que apresentamos nossa iniciativa de auxílio ao docente para o ensino remoto emergencial: o lançamento será na próxima quarta-feira (2), às 18h, com uma apresentação da consultora educacional Cristina Mendes sobre fundamentos do ensino remoto. Ela ficará disponível durante o período de 2020.1 (horários a serem definidos) para sessões de “assistência técnica”, e faremos alguns vídeos curtos com tópicos específicos e dúvidas mais frequentes. É uma contribuição modesta, mas é de coração, e de professor@ para professor@.

Esperamos você no lançamento!

 

Entrar na reunião Zoom:
https://us02web.zoom.us/j/86210854405

 

 

 

Topo