facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

Primeira confirmação na UFRJ é da radiologia do Hospital Universitário. Técnico recebe tratamento em casa . E serviço da unidade é temporariamente  suspenso.

 

IMG 2386

 

Elisa Monteiro
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

A escalada de confirmações do novo coronavírus no Rio de Janeiro e o registro do primeiro caso da universidade levou a UFRJ a suspender as aulas da graduação e da pós-graduação por quinze dias a partir do dia 16. Após o período, o grupo de trabalho da universidade, que monitora a doença, reavaliará o retorno das atividades acadêmicas.

A decisão da administração foi progressiva, acompanhando o agravamento dos acontecimentos. Na noite de quarta-feira (11), a reitoria divulgou cinco diretrizes e duas medidas de combate ao Covid-19. Uma delas é a suspensão de viagens ao exterior e criam quarentenas (de 14 dias) para professores, alunos e técnicos que tenham retornado de viagens ou que tenham entrado em contato com casos confirmados ou suspeitos. Pessoas mais vulneráveis (idosos, diabéticos, oncológicos e imunossuprimidos em geral) poderão ter atividades acadêmicas e regime de trabalho modificados.

A quarentena produtiva, esclarece a reitoria, em nota, significa trabalho em regime de home office, sem sair de casa, mesmo para quem não apresenta os sintomas da doença. Também estão cancelados todos os eventos extracurriculares, como a Aula Magna no dia 30. Além disso, ficam suspensas as férias de servidores essenciais para o enfrentamento da pandemia. “São medidas preventivas que colocam a UFRJ à altura do desafio que o Coronavírus nos apresenta”, resumiu a reitora, professora Denise Pires de Carvalho. As páginas eletrônicas especiais da universidade (coronavirus.ufrj.br) e da Fiocruz (portal.fiocruz.br/coronavirus) repercutiram em boa parte dos veículos de comunicação.

Durante o Conselho Universitário do dia 12, o vice-reitor, Carlos Frederico Leão Rocha, anunciou que ele e a reitora Denise Pires de Carvalho não estarão mais no mesmo ambiente pelas próximas semanas. A medida tenta “evitar o contágio simultâneo”, explicou.

O primeiro caso na UFRJ foi confirmado pelo coordenador do grupo de trabalho da UFRJ sobre o Covid-19, Roberto Medronho, durante a reunião. O serviço de Radioterapia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, onde o técnico atua, está suspenso por medida preventiva, desde o dia 10, após a confirmação do diagnóstico. O servidor recebe tratamento em casa. Segundo o diretor médico do hospital, o infectologista Alberto Chebabo, o Hospital do Fundão dispõe de três leitos de isolamento para receber casos encaminhados pela Secretaria Estadual de Saúde.

O balanço da Secretaria indica 16 casos confirmados e 228 suspeitos no Rio. A capital marca 14 confirmações e 125 suspeitas. Já Caxias e Macaé, onde há campus da universidade, apresentam um caso suspeito cada. A projeção do Ministério da Saúde é de aumento exponencial da curva de pacientes nas próximas semanas.

A profilaxia da universidade, em um cenário de restrição orçamentária, foi destaque na Plenária de Decanos e Diretores do dia 6. Na reunião, a reitoria anunciou que antecipou – do dia 15 de março para o próprio dia 6 – a liberação da primeira parcela do orçamento participativo. “Nossa recomendação é que as unidades priorizem a aquisição desses itens”, destacou o pró-reitor de Planejamento, Eduardo Raupp.

Sobre o assunto, o professor do Laboratório de Virologia Molecular do Instituto de Biologia, Rodrigo Brindeiro, reforçou que a prevenção se faz com “mais frequência nas ações de higiene”. “É muito mais uma questão de conduta de vida, do que de material de limpeza [especial]”, advertiu. “O álcool em gel substitui a lavagem das mãos com água e sabão. E a limpeza das superfícies, lembrando que o vírus não se propaga pelo ar, se dá com os mesmo produtos que limpamos a casa”.

Depois dos Boletins técnicos e do novo site coronavírus, a UFRJ pretende produzir um vídeo com pesquisadores e atuar nas redes sociais.

Leia a íntegra das últimas notas lançadas pela universidade:

Veja como ficam os restaurantes universitários da UFRJ: https://bit.ly/2wegX3P

Veja como ficam as residências médica e multiprofissional: https://bit.ly/2U8wYjX

UFRJ dá orientações a laboratórios de pesquisa: https://bit.ly/2vpT2Oy

 

Topo