facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2021 06 12 at 08.43.13Todos os professores que trabalham expostos a agentes nocivos à saúde sem receber os adicionais a que têm direito estão convidados a preencher um formulário eletrônico criado pela AdUFRJ. A expectativa é que, de posse das informações, o sindicato consiga avançar nas negociações com a reitoria para a concessão dos benefícios de insalubridade, periculosidade e de radiação.
O formulário, disponível em bit.ly/direitoaoadicional, pode ser preenchido até o dia 25.
O docente deve informar o nome, unidade, matrícula SIAPE, número do processo administrativo em que solicita o adicional (se houver) e se ainda trabalha submetido a algum agente prejudicial à saúde.
“Nas últimas reuniões, a reitoria pediu um detalhamento que não havia no nosso questionário eletrônico inicial, do fim do ano passado”, esclarece Pedro Lagerblad, diretor da AdUFRJ e professor do Instituto de Bioquímica Médica.
Os casos informados podem ter diferentes desdobramentos, individuais ou coletivos. “No melhor cenário, podemos resolver tudo administrativamente. Ou podemos ter que resolver tudo judicialmente. Ou algo intermediário, de alguns resolvidos administrativamente e outros, via Justiça”, afirma Pedro.
Para informar o número do processo, o sindicato recomenda que todos os docentes prejudicados mantenham um pedido formal no sistema da reitoria. Pode ser um recurso, quando há discordância quanto ao resultado do parecer da equipe da pró-reitoria de Pessoal, ou uma solicitação nova. Pedro acredita que, diante das dificuldades burocráticas dos últimos anos, muitos professores podem ter desistido dos processos.
Em paralelo ao formulário, a AdUFRJ encaminhou um novo ofício à reitoria. “Estamos reforçando os nossos argumentos com anexos de decisões judiciais favoráveis em casos semelhantes. E estamos incluindo uma lista de professores com dados que já conseguimos reunir”, afirma a assessora jurídica Ana Luísa Palmisciano.

Topo