facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2021 06 12 at 08.59.01A poluição da Baía de Guanabara pode ser vista a olhos nus, mas é na análise microscópica que se pode enxergar o tamanho da devastação ao ambiente aquático. Entre 225 peixes analisados pelo Laboratório de Ecologia Trófica, do Instituto de Biologia da UFRJ, 42% apresentaram microplásticos no estômago, conforme relatou a coordenadora, Gisela de Figueiredo. “Desde 2006, quando entrei na universidade, venho pesquisando a teia alimentar da baía, analisando o conteúdo dos peixes”, conta ela.
O laboratório pretende quantificar o microplástico nos animais da Baía de Guanabara, como as corvinas, os bagres e os mexilhões, e também na água. “É um problema sério, a baía está muito contaminada”, revela a professora. O projeto que investiga a questão do plástico faz parte de uma pesquisa maior, de longa duração, chamada Projeto Baías, financiado pelo CNPq e que procura desenvolver um retrato da situação na Baía de Guanabara. “Na minha linha de pesquisa quero entender a poluição, o dano aos organismos. A gente pode fazer algumas previsões, o quanto os organismos estão prejudicados e como pode deteriorar a saúde de quem come pescado e mexilhões”, explica Gisela. “Tem gente que vive pescando e comendo da baía”, completa.

REDUÇÃO DO CONSUMO
Apesar de já existirem tecnologias que permitem a retirada de plástico do oceano, com os microplásticos a situação é diferente. “A retirada de plástico do mar é possível, mas quando falamos de microplástico não tem como tirar, não tem como filtrar o mar inteiro”, afirma a professora. “É sobre entender o uso do plástico, compreender os malefícios, as pessoas precisam se sensibilizar com a questão do plástico e de outros poluentes”, reflete.
Gisela acredita ser urgente a redução do consumo. “A gente sabe que consumimos plástico, respiramos também, já estamos contaminados. Mas até quando isso vai afetar a saúde das pessoas?”, questiona. A professora também coordena o grupo de extensão Acessibilidade e Ciências do Mar, que reflete sobre o consumo e o impacto do plástico nos oceanos.
A estudante Izabela Maria Ramirez, graduanda em Biologia da PUC-Rio e orientanda de iniciação científica da professora Gisela de Figueiredo, investiga se ostras e mexilhões da Baía de Guanabara estão contaminados por microplásticos. “Fizemos todos os experimentos de digestão do tecido deles. De fato, encontramos microplásticos em todos. Isso mostra o nível da poluição no espelho d’água, mas também aponta para a insegurança alimentar de seres humanos”, considera a aluna. As consequências para os animais já são conhecidas. “Lesão nos órgãos, diminuição no crescimento, falsa sensação de saciedade, baixo nível de nutrientes. É bem grave”, diz a estudante, que recebeu o prêmio de melhor trabalho na seção de organização da JIC.

RISCO AO SER HUMANO
Para Vivianne Alves, doutoranda do Laboratório e coautora do trabalho apresentado por Izabela, ganhar o prêmio é muito bom para a propagação do estudo. “Eu acredito que ganhou pela relevância do tema microplástico nos últimos anos, e a importância de relacionar isso a animais que costumamos comer, que têm relevância comercial, como ostras e mexilhões”, acredita.
Na pesquisa desenvolvida por Vivianne, ela observa a adsorção (quando as moléculas ou íons de uma substância ficam fixados na superfície de sólidos por interações químicas e físicas) em organismos como a tainha e o bagre. “Estou identificando o tipo, cor e tamanho dos microplásticos. Além disso, queremos fazer experimentos de alimentação para saber se mexilhões e ostras selecionam o plástico durante sua alimentação”, explica. “No caso dos peixes identificamos o tipo de plástico, não basta ver o plástico na lupa. Fizemos uma análise de polímeros e identificamos o poliéster, que são fibras da indústria têxtil e das redes de pesca que poderia ser um indicativo da entrada de microplásticos na baía”, completa.
Segundo Vivianne, o problema não é o plástico em si, mas os componentes que estão adsorvidos na superfície do plástico e que podem aderir ao corpo humano. Ela acredita existir algo ainda mais complicado que o microplástico: o nanoplástico, que pode ser absorvido pelo tecido do organismo. “Se você ingere um peixe que tem aderido nanoplásticos ou metais pesados, pode trazer um grande malefício ao ser humano”, afirma.

Topo