facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2020 10 16 at 16.41.32ATUALIZAÇÃO (19/10): Previsto para amanhã (terça, 20), o lançamento de uma iniciativa da Adufrj em apoio aos professores durante o ensino remoto foi adiado. Ainda não há uma nova data para o evento.

A pandemia do novo coronavírus, que infelizmente ainda assola o Brasil de forma impiedosa, impôs mudanças radicais em nosso convívio social e práticas de trabalho. A comunidade universitária, claro, não foi poupada: a única maneira segura de continuarmos com algumas de nossas atividades foi através do chamado Ensino Remoto Emergencial. Essa ideia foi recebida de forma bastante desigual na UFRJ, o entusiasmo jovial de alguns contrastando com uma rejeição desgostosa de outros, mas após meses de debate a universidade decidiu iniciar o seu ensino remoto (na graduação) em 24 de agosto.
A implementação do ensino remoto numa universidade do tamanho da UFRJ é uma empreitada causticamente desafiadora, e nós professores estamos sentindo isso: a montagem de cursos inteiros nas plataformas virtuais, as infindáveis horas na frente de variadas telas, o atendimento aos alunos com menos acesso; tudo isso está gerando uma estafa no corpo docente como poucas vezes se viu na universidade. Muito embora não haja muito que possamos fazer contra o vírus, podemos fazer a nossa parte para tentar ajudar nossos e nossas colegas a lidar com o ensino remoto. É nesse espírito que apresentamos nossa iniciativa de auxílio ao docente para o Ensino Remoto Emergencial: o lançamento será na próxima terça-feira (dia 20/10), às 18h30, com uma apresentação da consultora educacional Cristina Mendes sobre ensino remoto. Ela ficará disponível durante algumas semanas (em horários a serem definidos) para sessões de “assistência técnica”, e faremos alguns vídeos curtos com as dúvidas mais frequentes. Estamos um pouco atrasados, mas esperamos que esse auxílio seja de alguma valia.

Esperamos você no lançamento!
Felipe Rosa
Vice-presidente da AdUFRJ

Topo