facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

O programa "Pílulas Antimonotonia", da TV AdUFRJ, recebe a professora Isabel Van Der Ley Lima, do Colégio de Aplicação da UFRJ. A docente fala sobre a pressão sofrida por muitos colegas da educação básica para transformarem suas disciplinas em conteúdos de ensino a distância durante o afastamento social. Ela alerta que nem os professores e nem as famílias estão preparados para o EaD.

A seguir, destacamos trechos do depoimento.

"Embora as crianças e os adolescentes, estatisticamente, não sejam o principal grupo de risco da Covid-19, elas podem acabar sendo vetores do vírus para pessoas que façam parte desse grupo de risco. Então, a suspensão de aulas é uma medida muito importante neste momento.

Mas, à medida que o tempo passa, algumas famílias e estudantes vão ficando ansiosos. Há preocupação sobre quando as aulas vão voltar e sobre uma possível perda de conteúdos.

É importante fazermos uma reflexão: nenhum de nós se preparou para estar em isolamento. Muitos professores da educação básica tem sido pressionados a produzirem materiais, mesmo sem recursos. Além disso, os estudantes não têm igualdade de acesso a recursos para estudar em casa, como espaço, computador e internet.
As aulas vão ser retomadas futuramente. E, com certeza, as escolas vão repensar suas estratégias de ensino-aprendizagem para além do calendário acadêmico.

O mundo já não é mais o mesmo. A principal preocupação neste momento precisa ser: estamos em casa para nossa proteção individual, dos nossos familiares e do coletivo, para que menos pessoas fiquem doentes e os nossos sistemas de saúde possam receber e cuidar de quem realmente precisa."

Confira o vídeo:

Pílulas antimonotonia

Diante da necessária quarentena para minimizar os efeitos da pandemia no Brasil, a AdUFRJ lançou as “Pílulas antimonotonia”. Trata-se de uma nova forma digital de comunicação entre professores da UFRJ e a sociedade.

São vídeos curtos, publicados nas redes sociais da AdUFRJ, sobre variados temas, em que os especialistas da universidade vão nos ajudar a superar o afastamento social oferecendo debate sobre temas atuais, com conteúdo qualificado à luz de suas áreas de especialização. Uma forma de colaborar com o debate sério e responsável. Ao mesmo tempo em que leva a ciência, a cultura e os conhecimentos produzidos pela universidade para a população.

Antes da professora Isabel, participaram do programa o coordenador do GT Coronavírus da UFRJ, professor Roberto Medronho (veja AQUI) e as professoras Esther Dweck (veja AQUI) e Ligia Bahia (veja AQUI)

Topo