facebook 19
twitter 19
andes3

WEB menoHUFoto: Fernando SouzaHUCFF SOMENTE PARA CASOS ENCAMINHADOS
O Hospital do Fundão vai atender apenas casos encaminhados pela Secretaria de Estado de Saúde. Três leitos de isolamento foram destacados para esse fim. Mas a unidade hospitalar não é porta de entrada nem realiza o teste para detectar o coronavírus. Quem suspeita de contaminação deve procurar atendimento na rede básica para receber a orientação sobre onde e como realizar o teste.

FICAR EM CASA É A
MELHOR SOLUÇÃO
O presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), professor Ildeu Moreira, divulgou em seu perfil no Facebook um vídeo que mostra por que ficar em casa é a melhor saída durante o pico do surto do coronavírus. O material foi produzido por Vitor Machado, doutorando em Engenharia Química na Unicamp, a partir de um artigo do jornal norte-americano Washington Post.

AULA INAUGURAL DA
COPPE PELO FACEBOOK
A recepção aos novos alunos da Coppe com a palestra do neurocientista Sidarta Ribeiro, professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na sexta-feira ( 13), foi adaptada à realidade do coronavírus. A aula foi transmitida pelo Facebook.

AUDITÓRIOS DE
PORTAS FECHADAS
Com a determinação para cancelamento de qualquer atividade extracurricular na UFRJ, o Fórum de Ciência e Cultura fechou a agenda para eventos no Salão Pedro Calmon, Salão Moniz Aragão, Átrio do Palácio Universitário e nos salões do prédio da sede, na Av. Rui Barbosa. Aulas inaugurais, cerimônias de entrega de títulos honoríficos, posses e eventos comemorativos, científicos, artísticos e culturais ficam para depois do retorno à normalidade nas atividades acadêmicas.

MUSEUS E BIBLIOTECAS
Os museus da UFRJ e a Casa da Ciência permanecerão fechados para atendimento ao público. Já as bibliotecas devem suspender o funcionamento temporariamente até que o Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI) normatize diretrizes específicas.

UFF, UNIRIO, UFRRJ
As universidades federais do estado seguem protocolos semelhantes. Assim como a UFRJ, a Universidade Federal Fluminense (UFF) também criou um Grupo de Trabalho, composto por professores e pesquisadores, para assessorar as decisões e encaminhamentos em relação à pandemia. O início do semestre letivo foi adiado em uma semana. Já a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) suspendeu suas atividades acadêmicas, curriculares e extracurriculares presenciais dos cursos de graduação e pós-graduação até 30 de março. E seu Plano de Contingência Covid-19 prevê atividades administrativas funcionando parcialmente. A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) suspendeu o calendário de concurso para técnicos-administrativos.

VACINA É META DA USP
Uma pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) desenvolve uma vacina contra o novo coronavírus (Sars-Cov-2), o vírus responsável pela doença Covid-19. O modelo é diferente do empregado em projetos por pesquisadores de outros países, e tem perspectiva de testes em animais nos próximos meses. O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

APLICATIVOS E DISQUE
CORONAVÍRUS SUS
O Ministério da Saúde desenvolveu aplicativos para facilitar o acesso a informações sobre o Coronavírus Covid-19 e combater a propagação de notícias falsas. Os dispositivos são compatíveis com os sistemas operacionais iOS e Android. Neles, há desde dicas de prevenção, descrição de sintomas, formas de transmissão, mapa de unidades de saúde e até uma lista de notícias falsas que foram disseminadas sobre o assunto. Em caso de dúvidas, ligar para o Disque Saúde 136 do Ministério da Saúde.

Topo